Em busca da qualidade plena da aprendizagem

Ao tomar contato com o livro Sobre Notas Escolares: Distorções e Possibilidades de Luckesi (2014), pude reavaliar muitos dos conceitos atribuídos ao sistema de avaliação proposto nas instituições escolares. Dentre eles o fato de que é necessário investimento por parte do educador para conseguir a tão desejada qualidade da aprendizagem por parte de todos os estudantes. Que a intervenção correta na qualidade dos resultados obtidos pelos educandos propiciará chegar ao nível de satisfatoriedade plena da aprendizagem.
Neste post farei a transcrição com grifos meus das considerações finais do livro com o intuito de cultivar a curiosidade dos leitores que desejem se aprofundar no tema.
Neste capitulo o autor faz referência a duas parábolas - a do semeador e a do jardineiro. Acompanhe-as a seguir.
"... diz que o semeador saiu a semear e, tendo parte de suas sementes caído na beira da estrada, vieram os passarinhos e comeram-nas; outra parte, tendo caído em terreno pedregoso, as plantinhas nasceram, porém com o sol quente, feneceram; uma terceira parte caiu no terreno espinhoso, permitindo que as plantinhas nascessem, mas fossem sufocadas e morressem; e uma quarta parte caiu no terreno fértil, o que garantiu que as plantinhas nascessem, crescessem e dessem bons frutos. Por essa parábola, somente um quarto das sementes que tiverem a sorte de cair em terreno fértil produzirão frutos.
A parábola do jardineiro - ... diz que o jardineiro saiu para semear suas sementes. Parte delas foi semeada junto à estrada e, sabendo que os passarinhos viriam para comê-las, cuidou para isso não acontecesse, colocando espantalhos para que os passarinhos não as devorassem. Antes de semear no terreno pedregoso, o jardineiro preparou a terra, a fim de que as sementes pudessem nascer e crescer, para um dia, dar bons frutos. Uma terceira parte das sementes fora semeada em terreno que fora espinhoso; antes de semeá-las, o jardineiro limpou e preparou o terreno de tal forma que as sementinhas nasceram, cresceram e deram bons frutos. Por último, parte das sementes caiu em terreno fértil e também as plantinhas nasceram, cresceram e deram bons frutos. A teoria do jardineiro é que todas as sementes, se cuidadas, podem dar bons frutos."
A diferença entre as duas parábolas é que o semeador semeia e espera que os frutos cheguem; o jardineiro cuida para que os frutos cheguem. Verbos diferentes para expressar filosofias e condutas diferentes. 
Os educadores necessitam agir à semelhança do jardineiro, isto é, aquele que cuida da realidade na busca de melhores resultados. O jardineiro tem seu olhar centrado mais na solução do que no problema. Os problemas, impasses e dificuldades estão postos em nossas vidas não para que fiquemos  aprisionados neles, mas para que busquemos melhores caminhos.
Como o jardineiro, o educador deverá olhar a solução; o problema já existe, a solução está por ser buscada, construída. Qual será a melhor solução? Só o caminhante descobre o melhor caminho. Compreensões teórico-práticas todos as temos. A questão é: como transformá-las em recurso a formado do nosso desejo.
Obter a qualidade satisfatória na aprendizagem dos educandos - ainda que sejam muitos, com um currículo fechado e com carga horária restrita - dependerá de nos perguntarmos qual a solução do impasse diante do quadro que temos, tendo o sucesso das nossas aulas, sistematizadas em nossos planejamentos.
Escolher e elaborar os instrumentos de coleta de dados, elaborados com rigor metodológico, pode nos revelar, com precisão, onde os educandos estão tendo dificuldades. Desta forma, é possível atuar na prática educativa em busca da qualidade plena da aprendizagem, se cada educador restaurar em seus alunos uma aprendizagem não realizada, propiciando um refinamento em sua aprendizagem.
Em síntese, o educador, como o jardineiro, é aquele que deseja ver os resultados positivos de sua ação, o que implica que investe neles com determinação. O resultado positivo, mais do que dado, é construído.
Então, educador? Quem tem sido em sua carreira? Um Semeador ou um Jardineiro?

Resenha das Considerações finais - Investimento na busca da qualidade plena da aprendizagem dos educandos (p.113-118) - por Alessandra D. F. Rossetto

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram