Poema - As Cem Linguagens da Criança



Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2010), a criança é reconhecida como centro do planejamento curricular e compreendida com sujeito social de direitos, que constrói sua identidade pessoal e coletiva nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Esse processo de construção de sentido da criança sobre o mundo físico e social ocorre por meio de diferentes experiências, quando brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona. (BRASIL, 2010)

Por isso Loris Malaguzzi foi muito feliz quando escreveu o poema que reconhece as habilidades da criança e resume a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, uma cidade ao Norte da Itália; um poema que afirma que a criança tem 100 linguagens e que a escola faz questão de matar 99.

Acompanhe o movie abaixo.
Alessandra Rossetto e Patrícia Calimério



Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram