Metodologias ativas

É essencial se pensar em metodologias ativas de ensino aprendizagem que permitam a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma criativa, inovadora e produtiva, as quais façam sentido na prática pedagógica, auxiliando tanto no desenvolvimento e potencialização do saber quanto na ampliação sociocultural, cognitiva e afetiva dos alunos. Para Berbel, (2011) as metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos.  

O conceito de metodologias ativas se define como um “processo interativo de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.” Ainda segundo o autor docente deve atuar como um facilitador, para que o estudante faça pesquisa, reflita e decida por ele mesmo o que fazer para alcançar os objetivos (BASTOS, 2006, p.10). 










https://pixabay.com/pt/comunicação-telefone-chamada-1015376/3dman_eu

Unknown

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seguidores

    Instagram