A relação entre educação e tecnologia é direta. Diariamente, usamos diferentes tipos de tecnologias para aprender e saber mais e, ao mesmo tempo, precisamos da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias. Nesse sentido, o professor precisa tomar conhecimento dos diversos gêneros da linguagem digital (presentes no ambiente virtual) mas, sobretudo, saber usá-los; pelo menos aqueles mais recorrentes no dia a dia dos estudantes e na vida acadêmica dos mesmos. A relevância do letramento digital apresenta-se como incontestável, demonstrando, assim, a necessidade da escola e, consequentemente, do professor, desenvolverem novas formas de ensinar e aprender, de ler e de escrever, em razão das exigências postas pela contemporaneidade (FREITAS, 2010, p. 340).
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. A capacidade que o ser humano tem de utilizar o conhecimento adquirido através das gerações o impulsiona às mais diferenciadas tecnologias. De acordo com Kenski (2012), tais conhecimentos originam equipamentos, produtos, processos, enfim domínio de informações, "tecnologia é poder" (KENSKI, 2012, p.15).
![]() |
| https://pixabay.com/pt/árvore-estrutura-homem-smartphone-3055711/gerald |
As tecnologias de informação e comunicação (TIC), sobretudo a televisão e o computador, movimentaram a educação e provocaram novas mediações frente à abordagem do professor, à compreensão do aluno e ao conteúdo veiculado. Quando bem utilizadas, provocam a alteração dos comportamentos de professores e alunos, o que leva a um melhor conhecimento e maior aprofundamento do conteúdo estudado (KENSKI, 2012, p.45).

Nenhum comentário:
Postar um comentário