O ato de ler e escrever é uma prática indispensável e muito
exigida na vida das pessoas, seja qual for a sociedade em que o sujeito esteja
inserido, assim toda criança ao entrar na escola deve ter a oportunidade de viver
num ambiente letrado onde são cultivadas e exercidas práticas sociais
relacionadas a leitura e a escrita, permitindo a ela desenvolver conceito sobre
o mundo que a rodeia bem como garantir que as crianças efetivamente aprendem a
ler e escrever se apoderando das mais variadas situações no universo do
letramento.
As
atividades de letramento, envolvem o contato direto com leitura, mesmo antes de
saber ler e escrever.
O
que o estudo da Dra. Emilia Ferreiro mostrou ao longo de 20 anos é que para
aprender a ler é preciso pensar. O impacto das pesquisas sobre a psicogênese da
língua escrita, foi enorme. Num primeiro momento foi o desvelamento de todo um
pensamento infantil, dos processos de aprendizagem que despertou um novo olhar
sobre a forma da criança pensar e a reconceitualização do objeto de ensino, ou
seja, o que se ensina e como se ensina no processo de alfabetização mudou
radicalmente.
Os exemplos que aparecem no vídeo a seguir sobre a Psicogênese da Língua Escrita ajudam a entender algumas das dificuldades pelas quais passam os alunos quando estão às voltas com o processo de descobrir o sistema de representação da escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário