Alfabetização

O ato de ler e escrever é uma prática indispensável e muito exigida na vida das pessoas, seja qual for a sociedade em que o sujeito esteja inserido, assim toda criança ao entrar na escola deve ter a oportunidade de viver num ambiente letrado onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relacionadas a leitura e a escrita, permitindo a ela desenvolver conceito sobre o mundo que a rodeia bem como garantir que as crianças efetivamente aprendem a ler e escrever se apoderando das mais variadas situações no universo do letramento.
As atividades de letramento, envolvem o contato direto com leitura, mesmo antes de saber ler e escrever. 
O que o estudo da Dra. Emilia Ferreiro mostrou ao longo de 20 anos é que para aprender a ler é preciso pensar. O impacto das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, foi enorme. Num primeiro momento foi o desvelamento de todo um pensamento infantil, dos processos de aprendizagem que despertou um novo olhar sobre a forma da criança pensar e a reconceitualização do objeto de ensino, ou seja, o que se ensina e como se ensina no processo de alfabetização mudou radicalmente.
Os exemplos que aparecem no vídeo a seguir sobre a Psicogênese da Língua Escrita ajudam a entender algumas das dificuldades pelas quais passam os alunos quando estão às voltas com o processo de descobrir o sistema de representação da escrita.


Unknown

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