Educação E Tecnologias: O novo ritmo da informação

Hoje vou postar a resenha do livro - KENSKI, Vani Moreira. Educação E Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação)


RESENHA
Alessandra Furtado Rossetto

O que são tecnologias e por que elas são essenciais

A autora inicia seu texto explicitando que a capacidade que o ser humano tem de utilizar o conhecimento adquirido através das gerações o impulsiona às mais diferenciadas tecnologias. Os conhecimentos daí derivados originam equipamentos, produtos, processos, enfim domínio de informações. – Tecnologia é poder.
Contextualiza o fato de o homem ser engenhoso e astuto lhe garantia a sobrevivência da espécie e o domínio dos elementos da natureza, na Idade da Pedra, onde a água, o fogo, um pedaço de pau ou mesmo um osso de um animal serviam de ferramentas para dominar, afugentar ou matar os animais e homens que não tivessem a mesma habilidade ou conhecimento.
A evolução da espécie humana lhe permitiu deixar de lado os machados de madeira para utilizar lanças e setas de metal para guerrear. Com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais poderosas, os homens passaram a ampliar seus domínios e acumular cada vez mais riquezas.
Essa relação se perpetua até hoje. As grandes potências preocupam-se cada vez mais em manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos. Grandes investimentos são feitos para garantir a manutenção dessa supremacia. Dos centros de pesquisas, essas invenções migram para o uso ampliado em nossas casas alterando significativamente nossas vidas.
Situa a Guerra Fria como a impulsionadora da ciência e da tecnologia, dividindo o mundo em dois grandes blocos de poder. Diferentes equipamentos, produtos, processos ou serviços foram descobertos durante a tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, a corrida espacial, resultante do avanço científico proporcionado por essa tensão, trouxe inúmeras inovações, desde o isopor ao computador.
Os vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais. Conforme o posicionamento da informação, ela pode ser vista como positiva ou negativa. Com o fim da Guerra Fria, o colapso do socialismo do socialismo e o início da era tecnológica, no início dos anos 90, o mundo começou a sentir a crescente hegemonia do pensamento neoliberal. Esse movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos no mundo do trabalho (qualidade, produtividade, terceirização, reengenharia, etc.), como resultado do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção e na administração empresarial, com o agravamento da exclusão social.
O mundo desenvolvido e rico é o espaço em que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura, na sociedade. Para Lyotard, um grande filósofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. Desafio este que também faz parte da educação - adaptar-se aos avanços da tecnologia e conseguir orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação critica desses novos meios.
Portanto, a educação também é um mecanismo capaz de articular as relações de poder, conhecimento e tecnologia, onde o espaço escolar serve de mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.
As pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. A ação do professor em sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à sua disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para lhe garantir melhor aprendizagem pelos alunos.
As tecnologia invadem nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. O desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua história. A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Diferentes períodos da história da humanidade são historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente.
A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhes são contemporâneas. Elas transformam sua maneira de pensar, sentir e agir.
Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica.
A autora sinaliza o fato de desvincularmos o conceito de tecnologia a tão somente equipamentos e aparelhos. O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, nas suas formas de uso e suas implicações. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de máquinas e equipamentos.
A tecnologia está em todo lugar, faz parte da nossa vida.as tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são coisas naturais. Tecnologias que resultaram em muitos produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para que possamos ler, escrever, ensinar e aprender. Para construir qualquer equipamento – desde uma caneta esferográfica a um computador – os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos tecnologia.
As maneiras ou habilidades para lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de técnicas.
O conceito de novas tecnologias é variável e contextual. Em muitos casos, confunde-se com o conceito de inovação. O critério para identificação de novas tecnologias pode ser visto pela sua natureza técnica e pelas estratégias de apropriação e de uso.
Finaliza o texto com um provocação – pense como seria nossa vida se não, tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias?
Nos dias de hoje em que a vida nos obriga a sermos multifuncionais, a tecnologia é uma grande aliada para otimizarmos nosso tempo, gerenciando com qualidade nossa ações e relações.
Finalizo com a sugestão de um vídeo da Revista Nova Escola que apresenta a possibilidade de professores e alunos conviverem em harmonia tecnológica.




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