RESENHA
Alessandra Furtado
Rossetto
O que são tecnologias e por que elas são
essenciais
A autora inicia seu texto
explicitando que a capacidade que o ser humano tem de utilizar o conhecimento
adquirido através das gerações o impulsiona às mais diferenciadas tecnologias.
Os conhecimentos daí derivados originam equipamentos, produtos, processos,
enfim domínio de informações. – Tecnologia é poder.
Contextualiza o fato de o
homem ser engenhoso e astuto lhe garantia a sobrevivência da espécie e o
domínio dos elementos da natureza, na Idade da Pedra, onde a água, o fogo, um
pedaço de pau ou mesmo um osso de um animal serviam de ferramentas para
dominar, afugentar ou matar os animais e homens que não tivessem a mesma
habilidade ou conhecimento.
A evolução da espécie humana
lhe permitiu deixar de lado os machados de madeira para utilizar lanças e setas
de metal para guerrear. Com o uso de inovações tecnológicas cada vez mais
poderosas, os homens passaram a ampliar seus domínios e acumular cada vez mais
riquezas.
Essa relação se perpetua até
hoje. As grandes potências preocupam-se cada vez mais em manter e ampliar seus
poderes políticos e econômicos. Grandes investimentos são feitos para garantir
a manutenção dessa supremacia. Dos centros de pesquisas, essas invenções migram
para o uso ampliado em nossas casas alterando significativamente nossas vidas.
Situa a Guerra Fria como a
impulsionadora da ciência e da tecnologia, dividindo o mundo em dois grandes
blocos de poder. Diferentes equipamentos, produtos, processos ou serviços foram
descobertos durante a tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, a
corrida espacial, resultante do avanço científico proporcionado por essa
tensão, trouxe inúmeras inovações, desde o isopor ao computador.
Os vínculos entre
conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as épocas e em todos
os tipos de relações sociais. Conforme o posicionamento da informação, ela pode
ser vista como positiva ou negativa. Com o fim da Guerra Fria, o colapso do
socialismo do socialismo e o início da era tecnológica, no início dos anos 90,
o mundo começou a sentir a crescente hegemonia do pensamento neoliberal. Esse
movimento foi acompanhado pela evolução de novos conceitos no mundo do trabalho
(qualidade, produtividade, terceirização, reengenharia, etc.), como resultado
do desenvolvimento e da introdução de novas tecnologias na produção e na
administração empresarial, com o agravamento da exclusão social.
O mundo desenvolvido e rico
é o espaço em que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na
economia, na cultura, na sociedade. Para Lyotard, um grande filósofo francês, o
grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele a
única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é
adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente.
Desafio este que também faz parte da educação - adaptar-se aos avanços da
tecnologia e conseguir orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação
critica desses novos meios.
Portanto, a educação também
é um mecanismo capaz de articular as relações de poder, conhecimento e
tecnologia, onde o espaço escolar serve de mediação entre professores, alunos e
os conteúdos a serem aprendidos.
As pessoas procuram na
educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
conhecimentos e melhor qualidade de vida. A ação do professor em sala de aula e
no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à sua disposição,
são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para lhe
garantir melhor aprendizagem pelos alunos.
As tecnologia invadem nossas
vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e
fragilizam as capacidades naturais do ser humano. O desenvolvimento tecnológico
de cada época da civilização marcou a cultura e a forma de compreender a sua
história. A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias
desenvolvidas e empregadas em cada época. Diferentes períodos da história da
humanidade são historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico
correspondente.
A evolução tecnológica não
se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela
altera comportamentos. O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias
que lhes são contemporâneas. Elas transformam sua maneira de pensar, sentir e
agir.
Na atualidade, o surgimento
de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos
avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela
microeletrônica.
A autora sinaliza o fato de
desvincularmos o conceito de tecnologia a tão somente equipamentos e aparelhos.
O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do
cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, nas suas formas de uso e
suas implicações. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia
que não necessariamente se apresenta através de máquinas e equipamentos.
A tecnologia está em todo
lugar, faz parte da nossa vida.as tecnologias estão tão próximas e presentes
que nem percebemos mais que não são coisas naturais. Tecnologias que resultaram
em muitos produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos
para que possamos ler, escrever, ensinar e aprender. Para construir qualquer
equipamento – desde uma caneta esferográfica a um computador – os homens
precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao
conjunto de tudo isso, chamamos tecnologia.
As maneiras ou habilidades
para lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, chamamos de
técnicas.
O conceito de novas
tecnologias é variável e contextual. Em muitos casos, confunde-se com o
conceito de inovação. O critério para identificação de novas tecnologias pode
ser visto pela sua natureza técnica e pelas estratégias de apropriação e de
uso.
Finaliza o texto com um
provocação – pense como seria nossa vida se não, tivéssemos as tecnologias nos
ajudando a realizar as nossas atividades diárias?
Nos dias de hoje em que a
vida nos obriga a sermos multifuncionais, a tecnologia é uma grande aliada para
otimizarmos nosso tempo, gerenciando com qualidade nossa ações e relações.
Finalizo com a sugestão de um vídeo da Revista Nova Escola que apresenta a possibilidade de professores e alunos conviverem em harmonia tecnológica.
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