Desenvolvimento Cognitivo nos Três Primeiros Anos de Vida


Se os bebês pudessem falar, com certeza eles protestariam contra os que subestimam sua inteligência.
Os seres humanos desenvolvem-se com a capacidade de aprender a partir da experiência. Sendo assim, os bebês reagem a sons, cheiros e toques. Determinadas capacidades neurológicas,sensórias e motoras estão presentes antes que a aprendizagem formal seja estabelecida.
Os behavioristas estudam dois processos de aprendizagem - o condicionamento clássico: no qual uma pessoa ou um animal aprende a responder automaticamente a um estímulo que originalmente não provocava a resposta; e o condicionamento operante: no qual uma pessoa, no caso aqui, um bebê aprende a dar uma determinada resposta para produzir um efeito particular. Neste caso o aprendiz atua e interfere no ambiente.
A capacidade de lembrar a curto prazo, permite que bebês de dois a seis meses sejam capazes de executar uma ação que lhes proporcionou prazer.
Segundo os behavioristas, os mecanismos básicos da aprendizagem são os mesmos para bebês e para crianças mais velhas.
Pensando na abordagem cognitiva Piagetiana, o desenvolvimento de sua teoria inspirou muitas pesquisas sobre a aprendizagem infantil. 
A fase relacionada aos três primeiros anos de vida para Piaget foi denominada de Estágio Sensório-motor, onde os bebês aprendem por meio do desenvolvimento de sua própria atividade sensória motora, respondendo basicamente por reflexos e comportamentos aleatórios. Com o passar do tempo os bebês mostram curiosidade à medida que variam propositadamente suas ações para obter resultado. Experimentam novas atividades e usam o método tentativa e erro para a resolução de problemas. Ao final desse estágio já sabem representar os acontecimentos mentalmente. O pensamento simbólico lhes permite começar a pensar sobre os acontecimentos e antecipem suas consequências sem recorrer a ação.
Assim que as estruturas físicas necessárias para produzir sons amadurecem e as conexões neuronais necessárias para associar som e significado são ativadas, a interação com o adulto introduz aos bebês à natureza comunicativa da fala
No quadro a seguir percebe-se o desenvolvimento da linguagem do nascimento aos três anos:
Por que algumas crianças conforme vão se desenvolvendo parecem apresentar mais capacidades que outras para superar obstáculos? Basicamente a pergunta pode ser respondida pelo estilo de criação, uma vez que esse aspecto afeta diretamente sua competência social e cognitiva.
Mas o que falar de crianças que são criadas supostamente nas mesmas condições, enquanto irmãos?
Será que são de fato criadas nas mesmas condições?
O irmão mais velho sempre tem que ceder...
O mais novo ocupa um lugar diferente do mais velho...
Ah... o amor maternal... e o que dizer do fraternal...

Alessandra Furtado Rossetto

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram