Evidência de um trabalho em construção

Inspirada nas práticas desenvolvidas na abordagem Reggio Emiliana, a documentação pedagógica permite registrar momentos de interação das crianças em plena atividade de levantamento de hipóteses, ou seja, através deste objeto de avaliação visualizamos o processo do pensamento infantil sob o olhar da criança.

A documentação é um processo dinâmico, contextualizado, que permite à professora conhecer e compreender as crianças através de seus sentimentos, interesses, ideias e potencialidades. A professora que documenta tem a possibilidade de analisar, refletir e compartilhar interpretações sobre as crianças e a maneira como aprendem. Essa experiência provoca um trabalho mais produtivo e profuso, porque permite à professora participar de um processo de discussão coletiva, e não apenas de reflexão individual. (MORAIS, 2011)

A documentação deve ser vista como o registro de uma história que foi construída pela criança em seu processo de aprendizagem, uma vez que ela evidencia o trabalho tanto do Educador quanto do Educando.

www.behance.net
Como ela será registrada faz parte dessa construção...
Faça sua inscrição na Oficina de Educadores - Documentação Pedagógica, flagrante de uma história em construção e aprenda a documentar seus registros...
Alessandra Furtado Rossetto

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram