Inspirada nas práticas desenvolvidas na abordagem Reggio Emiliana, a documentação pedagógica permite registrar
momentos de interação das crianças em plena atividade de levantamento de
hipóteses, ou seja, através deste objeto de avaliação visualizamos o
processo do pensamento infantil sob o olhar da criança.
A documentação é um processo dinâmico, contextualizado, que
permite à professora conhecer e compreender as crianças através de seus
sentimentos, interesses, ideias e potencialidades. A professora que documenta
tem a possibilidade de analisar, refletir e compartilhar interpretações sobre
as crianças e a maneira como aprendem. Essa experiência provoca um trabalho
mais produtivo e profuso, porque permite à professora participar de um processo
de discussão coletiva, e não apenas de reflexão individual. (MORAIS, 2011)
A documentação deve ser vista como o registro de uma história que foi construída pela criança em seu processo de aprendizagem, uma vez que ela evidencia o trabalho tanto do Educador quanto do Educando.
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Como ela será registrada faz parte dessa construção...
Faça sua inscrição na Oficina de Educadores - Documentação Pedagógica, flagrante de uma história em construção e aprenda a documentar seus registros...
Alessandra Furtado Rossetto
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